Louve e Adore a Jesus Cristo

Louve e Adore a Jesus Cristo
Leia o Salmo 150

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A CAPOEIRA E SUA UTILIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ARTE EVANGELISMO

 RESUMO  DE MEU TCC DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNI FMU DE SÃO PAULO, APRESENTADO EM FORMA DE PAINEL CIENTÍFICA EM MARÇO DE 2007.   
   PEÇO QUE ASSIM QUE LER DÊ SUA OPINIÃO SOBRE O QUE ACHA DE NOSSO TRABALHO.
Introdução
Neste início do Sé. XXI percebemos que um dos principais desafios dos seres humanos é refletir e atuar diante de suas crenças, valores e eventuais preconceitos, o aparecimento de diversos grupos, associações, entidades e igrejas evangélicas que enfatizam a arte como instrumento de evangelismo, utilizando-se de manifestações culturais e arte educacionais em busca da formação de uma sociedade mais harmoniosa e consciente de quais são os verdadeiros valores cidadãos, com ênfase na base familiar e na ética como aspectos fundamentais para uma convivência mais segura entre todos.
Neste contexto destacamos a Capoeira que esta crescendo substancialmente no meio cristão, sabemos que o preconceito sempre foi um dos grandes empecilhos para que a capoeira estivesse dentro das igrejas, assim como em sua história ela foi marginalizara, mas de uma forma ativa, hoje em dia, a capoeira vem promovendo a união de pessoas de diversas tribos, religiões, etnias e classes sociais, ou seja, ela esta sendo um instrumento forte de socialização e fortalecimento para as relações inter pessoais.
O Pastor Elto Pereira de Brito (Mestre Suíno, presidente fundador do Grupo de Capoeira Candêias), membro da Igreja Cristã Evangélica Redenção em Goiânia em seu livro Capoeira e Religião, coloca que todos os pensamentos e atitudes estão vinculados a uma crença em alguma coisa e as crenças religiosas dominam grande parte das ações dos homens.
Buscamos divulgar a capoeira como instrumento de arte evangelismo e sua força facilitadora do processo de conscientização sócio-cultural para a sociedade, desvencilhando a correlação que leigos fazem da capoeira como sendo religião, pois cada capoeirista tem a sua religião e filosofia de vida que pode ou não utilizá-la nas rodas e no mundo da capoeira em forma de músicas ou atitudes.
Revisão de Literatura
Histórico da Capoeira
Sobre sua origem não existem documentos suficientes que comprovem a origem da capoeira. As opiniões recaem sobre duas fortes correntes, uma que ela tenha nascido na África e vinda de lá com os escravos e a outra que ela tenha sido criada pelos escravos no Brasil.(VIEIRA & ASSUNÇÃO, 1999). A discussão é interminável: pesquisadores, folcloristas, historiadores e africanistas ainda buscam respostas para a seguinte questão: “A capoeira é uma invenção africana ou brasileira?” Teria sido uma criação do escravo com fome de liberdade? Ou invenção do indígena? As opiniões tendem para o lado brasileiro, e aqui vão alguns exemplos: no livro 'A Arte da Gramática de língua mais usada na Costa do Brasil' do Padre José de Anchieta, editado em 1595, há uma citação de que 'os índios Tupi-guaranis, divertiam-se jogando capoeira'. Guilherme de Almeida no livro 'Música no Brasil', sustenta serem indígenas as raízes da capoeira. O navegador Português Martim Afonso de Sousa, observou tribos jogando capoeira. Como se não bastasse, a palavra 'capoeira' (CAÁPUÉRA) é um vocábulo Tupi-guarani, que significa 'mato ralo'.
Num trabalho que foi publicado pela XEROX do Brasil, o professor austríaco Gerhard Kubik, antropólogo e membro da associação mundial de folclore e profundo conhecedor de assuntos africanos, diz estranhar ' que o brasileiro chame capoeira de Angola, quando ali não existe nada semelhante.(SILVA 2002). Muitos mitos e discursos foram criados ao longo de sua história e serviram para confundir e reforçar posicionamentos e idéias que nem sempre comungavam com a verdade clara e transparente dos fatos. Em contraponto, os recentes trabalhos de estudiosos do assunto, como as pesquisas acadêmicas tem trazido boas novas descobertas. Talvez não chegaremos a completar a sua real história, mas só o fato de podermos nos aproximar, já é o suficiente para tentarmos.
A Capoeira Angola é considerada por muitos como a capoeira mãe, mas que na verdade é também um estilo, criado a partir da vadiação baiana que não tinha seus fundamentos tão estruturados como a Angola. É um estilo que se fortaleceu e solidificou-se a partir de Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha), que foi seu mais importante representante e eleito pelos capoeiristas da época para comandar os destinos da capoeira baiana que não fosse a Regional. A Capoeira Angola se caracteriza por seus fundamentos, atualmente já bem estruturados, pela sua filosofia e pelo respeito e submissão ao comando mestres .Sua principal filosofia é a subjetividade, onde a malícia suplanta a força, o respeito, o medo, a cooperação, à competição.(BRITO 19998).
A Capoeira Regional foi criada por Mestre Bimba (Manoel dos Reis Machado), um estilo que era para ser apenas baiano, mas espalhou-se por todo o mundo. “Mestre Bimba partiu de uma crítica da capoeira baiana, cujo nível técnico considerava insuficiente, sobretudo se confrontado com outras lutas e artes marciais, que começavam a ser difundidos então no Brasil. (BRITO 2007)”.
Bimba não somente transferiu a prática da capoeira da rua para um recinto fechado, a academia, mas a fragmentou em 'exercícios fundamentais' a serem praticados diariamente, 'seqüências' e a roda propriamente dita. Uma das inovações mais controversas foi a introdução de novos golpes, dentre eles os balões cinturados. Ele também introduziu uma hierarquia até então não existente, onde distinguiam-se calouros, formados e formados especializados. (VIEIRA & ASSUNÇÃO, 1999).

Revisão de Literatura

Histórico e ações do Grupo de Capoeira ABA PAI

O Grupo de Capoeira Aba-Pai vem desenvolvendo desde 1996 um trabalho onde enfatizamos a ação sócio-educativa, que tem como base a ação Ministerial, dentro das Igrejas Evangélicas Apostólica Renascer em Cristo e espaços onde tiveram ou terão disponibilidade para tais ações.Atuamos fortemente no campo arte educacional com atividades que atuam interdisciplinarmente com a capoeira, como por exemplo;o lúdico e a recreação com brinquedos populares, cantigas, jogos e brincadeiras de roda e culturais, através do resgate de manifestações folclóricas como, o Bumba Meu Boi, o Côco, o Samba de Roda, as Danças Afro, o Jongo, os Cacuriás, o Xote e o Maracatu .Promovendo cursos, oficinas e work-shops em clubes, escolas, universidades, academias e ONGs.
Desenvolvemos a Capoeira Contemporânea, que assim como a dança contemporânea é algo que instiga desafios e aprimoramentos com fundamentações em suas raízes . Com o passar do tempo e com a evolução de muitas áreas, culturais da arte e dos esportes, a capoeira não poderia ficar para trás, desde a criação da Luta Regional Baiana (Capoeira Regional) nos anos 30 por Manuel dos Reis Machado, o Mestre Bimba que foi considerada a Capoeira Moderna até os dias de hoje, muita coisa mudou, no sentido de que a necessidade de aprimorar as técnicas, o ritmo e a expressão, levarão a nova geração de capoeiristas a buscarem um maior conhecimento teórico e prático do que fazer, onde podemos consolidar a força da capoeira como instrumento de Arte Evangelismo. Dando grande ênfase às questões fisiológicas, onde, por exemplo, aqueles movimentos que poderiam machucar de alguma forma o corpo dos praticantes é trabalhado e adaptado para que desta forma se consiga uma melhor postura, facilitando assim o processo físico e educacional.
Resultados

Dentre tantos projetos existentes hoje em dia em mais de 50 Igrejas Evangélicas que trabalham com os Ministérios de Capoeira, quero dar aqui um exemplo de tudo o que podemos desempenhar através da capoeira como os Encontros Nacionais de Capoeiristas de Cristo, promovidos por profissionais habilitados e servos de Deus ungidos para honrar os ensinamentos de Jesus Cristo, como foi o II Segundo Encontro Nacional de capoeiristas Evangélicos promovido pelo Mestre Suíno Presidente Fundador do Grupo Candeias de Capoeira, realizado nos dias 29 e 30 de Abril de 2006 no Colégio Pré – Universitário COLU em Goiânia.
Neste evento além de muita capoeira com cursos, apresentações, rodas, tivemos cultos e noites poderosas com curas e libertações.
Um dos pontos cruciais foram as reuniões e debates de onde foi tirado uma carta de intenções dos capoeiristas de Cristo.
O Grupo de Capoeira ABA PAI em parceria com outros Grupos de Capoeiristas de Cristo realizaram no dia 16 de Dezembro de 2006 no Espaço Renascer na Mooca, São Paulo - SP o II Encontro Nacional de Capoeiristas de Cristo em parceria também com o Projeto “Minha Tribo é da PAZ ( Salmo 122)” que é um projeto voltado para o público jovem.Tem como finalidade o resgate dos jovens, através da música, com a apresentação de bandas com seus variados estilos musicais e através do esporte, e eventos de integração. Dentro do contexto esportivo e Cultural destacamos a capoeira, esporte genuinamente brasileiro. O jovem é um instrumento de grande potencial para a sociedade, mas tem tido seus valores sugados pelas drogas, criminalidade, etc. É reforçado neste projeto um programa de resgate e reabilitação para usuários de drogas, fazendo parte do projeto “Sou Careta Drogas Bah!” que se estende por todo o país, além de apoiarmos estes jovens, apoiamos também seus familiares através do GAUF – Grupo de Apoio a Usuários de Drogas e Familiares.O projeto atingi grandes resultados, graças à parceiros e colaboradores que percebem a seriedade e transparência e amor com que atuamos; Neste Encontro Nacional de Capoeiristas de Cristo foi realizado:Reunião de atletas, capoeiristas de Cristo ou não para aprimoramento de técnicas esportivas;
  • Discussão de procedimentos técnicos e de organização da prática desportiva;
  • Debates sobre capoeira na igreja e o contexto evangélico;
  • Apresentação de danças afro-brasileiras;
  • troca de cordas e graduação de mais de cinqüenta alunos;
  • aulas práticas com Mestre suíno;
  • rodas de capoeira;
  • ministrações específicas dentro da temática do evento;
  • Entre estes projetos podemos citar também os cd’s de Capoeira lançados no no endereço da Internet - www.capoeirapatadoleao.com.br:




CD “ CAPOEIRA ABA-PAI ”RAIZ DA LIBERDADE ”
EDUCAÇÃO E CULTURA - DEUS É FIEL
Preservar a cultura é saber impor a sabedoria que nos foi dada por Deus”.
Eventos:
Dentre os eventos que mais se destacam estão:
  • Os Encontros Nacionais de Capoeiristas de Cristo;
  • Cultos dos Capoeiristas de Cristo;
  • Rodas;
  • Apresentações em Igrejas e diversos espaços dos mais variados segmentos da sociedade;
  • Marcha para Jesus, onde ocorrem pequenas rodas e acrobacias ao decorrer do percurso e ao final uma grande roda de confraternização;



Conclusão
O que buscamos nesta pesquisa foi reforçar os aspectos culturais existentes no mundo da capoeira dando abertura a um novo tema e perspectiva de ações positivas para um crescimento da abrangência e colocação das atividades existentes no universo capoeirístico, como por exemplo, as igrejas evangélicas, embasando-nos em fatos e resultados positivos já obtidos nos trabalhos feitos por diversos Grupos de Capoeira, onde seus líderes sendo evangélicos tiveram a postura de derrubar as barreiras do preconceito existente em determinadas igrejas evangélicas em relação às culturas afro descendentes, dando exemplos de que seus trabalhos eram de valor e respeitáveis, fazendo o papel de protagonistas deste marco histórico no qual temos a oportunidade de praticar nossa grande e rica arte capoeira no ambiente onde impera o louvor e a busca a Deus, ou em qualquer lugar em que Deus nos enviar. O Rei Davi dançava, louvava a Deus e nos registros históricos e Bíblicos diz que ele era um homem” segundo o coração de Deus, e exatamente por isso louvava a Deus de corpo alma e espírito,como esta descrito no “Salmo 150”.
Sim nós somos como o Reis Davi, Saltamos, cantamos, tocamos e nos alegramos muito, quando na Igreja ou em qualquer lugar que estejamos podemos declarar com toda a força que a cultura da capoeira nos propicia conhecer e levar o amor do Deus vivo em nossas vidas e para a vida de todas as nações .
“ Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: ABA, PAI ”.Romanos 8:15.

Referências Bibliográficas:

SILVA, Gladson de Oliveira .Capoeira do Engenho à Universidade
USP.SP.3ª edição. 2002.
VIEIRA, Luiz Renato & ASSUNÇÃO, Matthias Rôhrig .Mitos, Controvérsias e fatos, Construindo a História da Capoeira .Apostila. 1999.
BRITO, Elto Perira .Capoeira e Religião.Ed.Grafset .GO-GYN. 1998.
BRITO, Elto Perira .No Caminho da Malícia.Ed.Grafset .GO-GYN.1ª edição. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário